sexta-feira, 3 de maio de 2013

A PAZ REAL

Meu povo,

Segue mais uma reflexão do poetinha:


A PAZ REAL
Merlânio Maia

Muitas pessoas almejam por momentos de Paz. Muitos chegam a questionar no eu cotidiano: Será que não terei um momento de paz da vida?

Esta é uma visão distorcida do que seja Paz! A Paz entremeando o conflito. Este homem vive seu conflito e grita por migalhas de uma paz fantasiosa, um "cessar fogo"!

Paz, no conceito profundo e real, é outra coisa! 

O homem que conduz em si a Paz real, não retorna ao conflito, porque não há, nele, espaço conflitante. 

Mesmo localizado geograficamente no meio de uma guerra, este homem é a Paz! Ele faz-se Paz!

Madre Tereza de Calcutá, em 1982, durante um cerco a Beirute, no Líbano, consegue um cessar fogo temporário entre os israelitas e a guerrilha palestiniana, para ir buscar 37 crianças que estavam num hospital situado na linha de frente.

Naquele conflito Madre Teresa era a Paz! Traduzia-se não somente para si, sua Paz, mas para quem estava à sua volta!

Há um verbo desconhecido, nos Dicionários, que se chama PAZEAR, tão antigo como o verbo guerrear, mas escondido no mesmo dicionário.

Quando Jesus nos falou: "EU VOS DEIXO A PAZ, EU VOS DOU A MINHA PAZ", asseverou categoricamente, "NÃO VO-LA DOU COMO O MUNDO A DÁ[...]" pois que a sua PAZ era diferente. Era a PAZ REAL!

A Paz real traduz-se em três formas numa só: Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior, neste tripé ela se estabelece como a Paz Real. Pois não se pode imaginar uma Paz Social sem a Paz Interior, nem esta sem a Paz Ambiental. 

A Paz não admite nenhuma forma de violência, de omissão, de aceitação tácita, sem verificar todas as possibilidades em relação ao OUTRO.

O BEM DO PRÓXIMO é o objetivo maior da Paz.

Acredito, até que foi com esta visão que o pedagogo francês Allan Kardec, inscupui, sob a orientação da plêiade do Espírito Verdade que FORA DA CARIDADE NÃO HA SALVAÇÃO!



Nenhum comentário: