BIOGRAFIA DO POETA

 


BIOGRAFIA 

 

O POETA DA PAZ

 

 

MERLANIO MAIA

 

Merlanio Maia Barboza é um poeta brasileiro nascido na cidade de Itaporanga na Paraíba, em 16 de outubro de 1961.

 

Teve sua iniciação, lá na cidade de Itaporanga, no sertão paraibano, onde nasceu e cresceu ouvindo os cantadores, emboladores de côco, declamadores, poetas e cordelistas, quando aportavam nas feiras e na rádio local.

 

Seu pai, Natércio Maia Barboza era um funcionário público, do Ministério de Comunicações, guarda-fios, responsável pelas linhas físicas do Telégrafo no Sertão, conhecido por Vale do Piancó. Também era um pequeno agricultor, com amor a poesia e declamador de toda obra do poeta Zé da Luz e naquele Sertão de Cantadores e Poetas, sua declamação era muito apreciada e muitas vezes foi se apresentar nas rádios do Sertão da Paraíba, como também nos terreiros dos sítios levando esta poética fabulosa.

 

Sua mãe, Margarida Helena Barboza era uma genuína sertaneja nascida no Jenipapo dos Silva Pinto, aonde fora professora do curso primário. Era católica muito devota e era da ordem das filhas de Maria, pequenina em estatura e grande contadora de histórias no seu sertão.

 

Seus irmãos todos tocavam um instrumento na Banda Filarmônica do Ginásio Diocesano.

 

Na infância do poeta, o seu pai, se torna comerciante e coloca uma Bodega “A ENCRUZILHADA DO BARBOZA” nos fundos da casa que dava para outra rua.

 

E é nesse contexto que o poeta menino se apaixonou pela cultura popular nordestina, pois naquele ambiente, muitas vezes o seu pai trazia violeiros para fazer desafios de viola, etc. Era ali e nas feiras que sua verve, seu cordel, sua música e sua prosa foram se formando.

 

Quando menino já fazia poemas de cordel na escola, encomendados para as datas comemorativas pelo Diretor que era o padre José Sinfrônio de Assis, diretor e fundador do Ginásio Diocesano aonde estudava.

 

Na adolescência fazia cordel de histórias reais e glosava os motes com seus colegas e conhecidos e escrevia os seus causos.

 

No ano de 1978 vai estudar na capital do Estado, no Colégio Lyceu Paraibano, na Capital João Pessoa/PB. E é nesse contexto que tem contato com o Teatro e o Grupo Floclórico do Lyceu e se inicia na arte dramática, encontra nos Sebos Culturais as obras literárias dos poetas brasileiros, especialmente os nordestinos.

 

Tomado de amor pela poesia começa a ler Castro Alves, Patativa do Assaré, Pompílio Diniz, Jansen Filho e se integra ao Grupo Folclórico do Lyceu Paraibano, sob a batuta de Dona Dinalva França, Dona Didi.  Com o Grupo, faz apresentações e viaja para outras cidades levando a nossa cultura.

 

Em 1980 vai trabalhar no Banorte-Banco Nacional do Norte e dedica-se mais fortemente a atuar como ator, no Teatro Santa Rosa com o Grupo de Teatro MUEIC, fundado por Francisco Medeiros, quando se inicia a pesquisar e escrever textos de teatro e poemas, que mais tarde seriam sua paixão do dia a dia, a poesia popular nordestina.

 

Em 1982 passa no vestibular para Bacharelado em Filosofia, pela UFPB e mantém-se atuando e escrevendo peças para grupos de teatro.

 

Em 1983 conhece o Espiritismo e se dedica a evangelização infanto-juvenil e sua arte começa a tomar um outro caminho de espiritualidade e paz.

 

Em 1985, 1986 e 1987, leva sua arte aos palcos espíritas, pois faz a abertura do primeiro, segundo e terceiro FORESPE - Fórum de Debates Espíritas de Pernambuco. À época, o maior evento espírita do Nordeste.

 

Em 1987 se casa com Raquel Maia com quem teve dois filhos e uma filha.

 

Atualmente o poeta coordena a Área de Arte da FEPB - Federação Espírita Paraibana e coordena a Área de Arte na Região Nordeste pela FEB - Federação Espírita Brasileira.

 

PUBLICANDO A OBRA POÉTICA

 

Lançou seu primeiro livro CORDEL ESPÍRITA em 1991,  o livro CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS e não para mais, que teve uma segunda edição em 1992.

 

Até o momento, publicou dezessete livros de poemas populares, 04 livros para a infância e um de ensaios com mais sete autores “ALTERIDADE a diferença que soma”.

 

O poeta já gravou oito CDs de músicas e poesias nordestinas e está gravando mais dois, onde um é dedicado à criança.

 

SHOWS E CANTORIAS

 

O Poeta Merlanio Maia Estreou o Show SR. CORDEL em Serra da Raiz pelo AGOSTO DAS LETRAS DA FUNESC. Um Show repleto de suas canções e poesias.

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2023/08/23/agosto-das-letras-chega-a-serra-da-raiz-pb-nesta-quarta-feira-23.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=Uqln4geqrfs

 

Em Maio de 2023 idealizou e com a ACVPB inaugurou o Projeto FEIRA DO CORDEL, onde lava seus cordeis e os dos poetas da Academia para comercializar, além de manter um Palco aberto para os poetas e artistas locais.

A FEIRA DO CORDEL já fez parcerias com o Coletivo Anumará no Shopping Sul de João Pessoa e com o Por do Sol Literário da Academia Paraibana de Letras. No Coletivo Anumará estpa em todas as primeiras quartas-feiras do mês no Shoppig Sul.

https://www.youtube.com/watch?v=X60_O_FZRcM

https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/funjope-e-academia-do-cordel-do-vale-do-paraiba-realizam-feira-em-tambau/

 

O poeta foi o curador e fez sua apresentação no 6º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CÂMARA DA UFPB. E ainda escreveu e publicou o Cordel do Festival.

https://www.youtube.com/watch?v=sR6J-8C3D_U&t=26s 

https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/festival-internacional-de-musica-de-camara-da-ufpb-tem-recital-de-piano-nesta-segunda-14

https://g1.globo.com/pb/paraiba/musica/noticia/2023/08/11/festival-internacional-de-musica-de-camara-da-ufpb-tem-inicio-nesta-sexta-feira-11.ghtml

 

 

Em maio de 2022 apresentou-se no Show MIL POEMAS EM MIL DIAS, onde comemorou com vários artistas paraibanos, a façanha de fazer mil poemas ininterruptos todas as manhãs e fez uma festa linda da Poesia Paraibana.

 

Está com o Show O POETA E O VIOLEIRO de música, cordel, poesia e causos que apresenta os poemas e músicas autorais e de outros poetas nordestinos que ama.

 

Com o Show O POETA E O VIOLEIRO, segue viajando pelo Brasil e em Abril de 2017, foi convidado a fazer doze Shows em Portugal pelo movimento espírita daquele país onde participou das JORNADAS DE CULTURA ESPÍRITA DE CALDAS DA RAINHA.

 

Agora que a Pandemia começa a arrefecer, o poeta já tem mais projetos a realizar retomando o Show O POETA E O VIOLEIRO em apresentações no Nordeste.

Depois de vencer a Pandemia o poeta contnua se reinventando e está com novo Show: CANTO CORDEL. Uniu-se a Lucas Carvalho o Sanfoneiro e estão de malas prontas para seguir com seu novo Show de Poesia e Música Nordestinas.

 

O Poeta está à frente do Projeto FEIRA DO CORDEL numa parceria entre a ACVPB - Academia de Cordel do Vale do Paraíba e a FUNJOPE. Os poetas invadiram a praça de Tambaú, bem em frente ao Hotel Tambaú em João Pessoa com uma Feira de Cordel. Ali tem um Palco grande com som e luz e os poetas se apresentam mostrando seu trabalho.


SHOW SR.CORDEL


O mais recente Show do poeta com seu violão é O SR.CORDEL trazendo seus poemas e canções de forma livre e encadeada. encantando por onde se apresenta.

A estreia foi em Serra da Raiz por conta do Projeto AGOSTO DAS LETRAS da FUNESC e foi uma lindeza de Show.


SHOW O REINO ENCANTADO DO SR,CORDEL


Show com canções e contação de história e Cordéis para a criançada, também estreou na Sala Roberto Cartaxo no Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa no dia das crianças de 2023. Lindo Show!

 

PROJETO BONECOS DE LATA

 

Em 1998 o poeta e sua esposa Raquel Maia, criam o Projeto Bonecos de Lata, que leva música, poesia, contação de histórias, às crianças portadoras de câncer no Hospital de Câncer da Paraíba (HNL). E já escreveu um livro sobre as histórias vividas com este trabalho de amor e solidariedade.

 

Tornou-se voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer na Paraíba e é um dos fundadores da ONG Donos do amanhã que é também uma casa de apoio às crianças portadoras de câncer e seus pais.

 

Para conhecer mais temos o livro CORAÇÃO DE BONECO DE LATA e as redes sociais:

bonecosdelata.blogspot.com.br e o Instagram @bonecosdelata

 

Que já pedimos para todos se inscreverem.

 

BIOGRAFIA EM VERSO

 

Nasci no Sertão me criei sertanejo

Foi Itaporanga o meu berço querido,

Sou paraibano, meu canto é sentido,

Igual o que sinto, o que ouço, o que vejo,

Nordestinidade é canto que festejo

Deixando a viola me hipnotizar

Seu canto de encanto fez-me apaixonar

De lá até hoje meu verso é um emblema

Levando o Nordeste dentro de um poema

Trazendo o Sertão para a beira do mar!

 

Repente, embolada, desafio, poesia,

Os cocos de roda, mazurca e baião,

Forró pé de serra com xote e rojão,

Aboio dolente, ou viola vadia,

Cordel declamado de noite e de dia

Foi a educação do meu pré-escolar

O banco da escola foi pra completar

Pois tudo que eu tenho a poesia me deu

De verso em cascata o meu peito se encheu

Cantando galope na beira do mar!

 

 

CRONOLOGIA BIOGRÁFICA DO POETA MERLÂNIO MAIA

 

 EM ATUALIZAÇÃO...



2022

 

Lança seu 17o. Livro CORDEL DA ALMA ENCANTADA e faz um lançamento na USINA CULTURAL ENERGISA

 

Completa Mil Poemas em Mil dias. e faz um Show na USINA CULTURAL ENERGISA, para o qual convida vários artistas para cantar e declamar nesse seu Show como Bebé de Natércio, Xico Luiz, Ricardo Ribeiro, Cristiano Oliveira, Meire Lima, Maria da Paz, Léo Brasil, Adeildo Vieira, entre outros. Ali faz o lançamento do seu livro.

 

Em 2021

 

A PANDEMIA de COVID-19 continua triste matando milhares de pessoas no Brasil e o governo tem uma ideia triste de não combatê-la como o resto do mundo e o Caos é instaurado no Brasil.

 

O Poeta continua escrever diariamente um poema, mantém os programa nas redes sociais sem parar, abrindo espaços no seu Youtube para as pessoas se divertirem

 

Compõe músicas para crianças portadoras de câncer e projeta gravar um álbum de músicas infantis

 

Em 2020

 

Chegou a PANDEMIA DE COVID19 no mundo inteiro e o resultado é devastador. Morre muita gente. Milhões no mundo inteiro.

 

Tem dois livros para lançar "POESIA LÍQUIDA" e "BAÚ DE CORDEL - Poesia para a meninada", no entanto a pandemia fez com que atrasasse estes projetos.

 

Criou o PROGRAMA CONVERSO COM VERSO, programa semanal de entrevistas de artistas espíritas do Brasil inteiro.

 

- Criou o SARAU DE MERLANIO MAIA pelo Facebook na quarentena inteira. Foram 138 Saraus de poesia e músicas inéditas.

 

2019

 

- Começa a fazer um poema por dia. Todas as manhãs escreve ininterruptamente um cordel e usa as redes sociais Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube para disseminar seu trabalho de Cordel diário.

 

- Lançou o livro CORAÇÃO DE BONECO DE LATA contando historias do seu trabalho voluntário na Pediatria do Hospital de Câncer da Paraíba, onde narra todo trabalho desde a criação do Projeto Bonecos de Lata nesses 20 anos de trabalho ininterrupto.

 

2018

 

- Viaja para Portugal e faz 12 Show de Cordel e música nas terras lusitanas.

 

- Lança o livro CONVERSO COM VERSO com poemas fazendo algumas críticas ao homem sem paz que semeia a guerra.

 

2017


- Em 09 de novembro estreia o Show CORDEL VIVO - O POETA E O VIOLEIRO na USINA CULTURAL ENERGISA com o músico Cristiano Oliveira;


- Lança o livro PAZEANDO E OUTROS POEMAS DE PAZ em João Pessoa.


- Faz vários Shows no Teatro Paulo Pontes de João Pessoa;


- Participa de Show no Teatro Santa Isabel, com Nadia Maia e Ricardo Andrade;

- Faz Show na Comunhão Espírita de Brasília e na FEDF Federação Espírita do Distrito Federal;

- Faz Show em Franca no FECEF Festival da Canção de Franca

2016


- Lança o Livro CORDEL ESPÍRITA em formato de bolso.


2015 


- Lança o CD "POETAS DO MEU APREÇO", disseminando poemas de poetas paraibanos como Daudeth Bandeira, Zé da Luz, Amazan, Pompílio Diniz e Chico Pedrosa. E a crônica em poesia destes poetas é declamado por Merlânio Maia.

2014

- Idealiza e Produz o Projeto Forró da CAIXA em parceria com a APCEF/PB em cuja sede todas as últimas Sextas-feiras de cada mês se faz um grande Show de Poesia e Forró com artistas da terra e artistas de renome. O Projeto Forró da CAIXA está no seu segundo ano mantendo viva a Identidade Cultural Nordestina. Projeto que segue até 2016.

- Lança o CD "POEMAS DE AMOR E RISO", em que o poeta declama seus poemas de Cordel que contam histórias engraçadas.

2013 

- Lançamento do Livro "CARIDADE E OUTROS POEMAS", livro de poemas voltados a doação universal fraterna, onde a caridade está em todos os poemas de forma velada ou como mote. Um doce livro de amor ao semelhante;

2012 

- Cria com alguns músicos amigos a Banda Cavalo Crioulo para produzir e cantar músicas autorais e de grandes artistas nordestinos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Antonio Barros e Cecéu, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Gordurinha entre outros e passa a fazer Shows pelo Nordeste com a Banda.

 

- Lançamento do Livro "POIESIS DE UM CANTADOR", um livro de cantoria de paz e amor e de crença e engajamento ao semelhante;

- Faz o lançamento deste livro POIESIS na Livraria SARAIVA em Natal/RN.

2011 

- Lançamento do Livro "MENESTREL - O CONTADOR DE HISTÓRIAS", um livro de poemas que contam os causos mais pitorescos, bem humorados, mas todos com tendo a Paz por pano de fundo;

2010 

- Lançamento do Livro "CONTOS CAUSOS E POESIA DE CHICO AMOR XAVIER", onde o poeta usa-se da verve poética para contar os causos mais pitorescos e cheios de lições do amado médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Este livro faz parte das homenagens do centenário do grande médium mineiro;

2009 

- Lançamento do CD "CANTORIA DE LUZ" com Festa no auditório da FEPB-Federação Espírita Paraibana;

2006 

- Lançamento da segunda Edição do Livro "CORDEL DE LUZ";

- Organiza e participa da III Grande Caminhada da Paz em João Pessoa com Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Marinês e sua Gente, Carlos Pitta, Márcia Porto, Santanna o Cantador, Antonio Barros e Cecéu, etc.

 


2005 

- Deixa a UNIMED e vai gerenciar a Seguradora CAPEMI, agência Paraíba;

- Organiza e participa da III Grande Caminhada da Paz em João Pessoa com Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Marinês e sua Gente, Carlos Pitta, Márcia Porto, Santanna o Cantador, Petrúcio Amorim, etc.

2003 

- Lançamento do Livro "Poesia que Canto e Conto", livro de poemas pela Editora EDICORDEL;

- Organiza e participa da IV Grande Caminhada da Paz em João Pessoa com Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Marinês e sua Gente, Carlos Pitta, Márcia Porto, Edson Cordeiro, etc.

2002 

- Participa do Livro "ALTERIDADE A DIFERENÇA QUE SOMA", editado pela ABRADE Associação dos Divulgadores da Doutrina Espírita, com o ensaio Arte e Alteridade. Livro de ensaios sobre Alteridade, onde o poeta escreve sobre ARTE E ALTERIDADE.

- Organiza e participa da III Grande Caminhada da Paz em João Pessoa com Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Marinês e sua Gente, Carlos Pitta, Márcia Porto, etc.


2001 


- Lançamento da segunda edição do Livro "Cantando e Contando Histórias", pois a primeira edição havia se esgotado;

- Organiza e participa da II Grande Caminhada da Paz em João Pessoa com Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Marinês e sua Gente, Márcia Porto, etc.

2000 

- Lançamento do CD "Cordel de Luz" de poemas declamados;

Cria em João Pessoa e engaja-se à ONG MOVPAZ - Movimento Internacional Pela Paz e Não-violência ao lado de Almir Laureano, Clóvis Nunes, Nando Cordel, Claudio Junior, Francisco Souto, Aderaldo Martins e outros. A partir deste ano a ONG mobiliza toda a cidade nas Grandes Caminhadas Pela Paz, com prticipação de grandes artistas nacionais e aqui, conhece e se aproxima de Geraldo Azevedo, Nando Cordel, Dominguinhos, Márcia Porto, Belchior, Carlos Pitta e tantos outros ligados ao movimento internacional pela Paz. A partir deste ano sua poética destina-se a educação pela Paz e Não-violência ativa. Nascem poemas como PAZEANDO, DESARME-SE, ORAÇÃO À MÃE TERRA, MEU CREDO e outros linkados a este tema;

1999 

- Lançamento da primeira edição do Livro "Cordel de Luz", livro de poema popular;

1998 

- Nasce seu filho Murilo de Assis Maia;

1997 

- Lançamento do CD de poemas declamados do livro "Cantando e contando histórias" com o mesmo título do livro;

1996 - Lançamento do CD "MEU SERTÃO CHEIO DE GRAÇA" com poemas autorais declamados contando toda uma vivência sertaneja através da poesia nordestina, cabocla e matuta;

1995 

Nesse ano, emprega-se na UNIMED, empresa de plano de saúde na capital paraibana, onde permanece por dez anos;

1994 

- Edita o livro  "CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS", um livro de poemas e cordel e faz o lançamento no Teatro Santa Rosa com um Show dividindo o palco com o Grupo Acorde, grupo esta, que estava se iniciando no meio espírita. Foi tão grande o sucesso do lançamento que as pessoas sentaram-se no chão, outras assistiram ao Show de pé, pois que não havia mais lugar nas poltronas do teatro;

 

- Cria o "Projeto BONECO DE LATA", cujo objetivo é levar Arte para as crianças e adultos do Hospital Napoleão Laureano, hospital de tratamento de câncer em João Pessoa/PB

1993 

- Produz outras edições do CORDEL ESPÍRITA chegando a doze livretos contendo vários cordéis, cada, todos patrocinado por amigos empresários;

 

- Lançamento do Livro CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, a partir dali produziria poemas de causos de teor espiritualistas e começa a fazer palestras-shows pelo Nordeste inteiro;


1992 

- Nasce sua filha Mayara Raquel de Assis Maia;

1991 

- Deixa o Moinho Cabedelo e se associa com seu irmão na empresa TELETRON, empresa de prestação de serviços as companhias Telefônicas;

- Lança seu primeiro livro CORDEL ESPÍRITA.

1990 

- Nasce Merlânio Filho no mês de março;

- No dia 12 de outubro seu pai, Natércio Maia Barbosa, é vitimado por um infarto no miocárdio, chegando a falecer;

1989 

- Vai trabalhar no MOINHO CABEDELO, onde ocupa o cargo de sub-gerente de vendas;

1988 

- Caso curioso é que o poeta é demitido do BANORTE por pura segregação de crença. O fato de ser espírita afetou a relação com o novo gerente que tinha por crença o protestantismo, e como gestor daquele Banco, não admitia espíritas como funcionários;

1987 

- Casa-se com Raquel Maia com quem tem três filhos: Merlânio Filho, Mayara Raquel e Murilo Maia, todos dedicam a infância e adolescência ao aprendizado de música e tocam diversos instrumentos;

1986 

- Dedica-se ao aprendizado de violão de forma auto-didata;

1985 

- Conhece Maria Raquel com quem mais tarde vai se casar, assumindo o nome de Raquel Maia. Sob a influência de Raquel transfere-se para a União Espírita e ali conhece a MEBEM  Mocidade Espírita Bezerra de Menezes e vai escrever peças e compor músicas para o movimento jovem espírita paraibano. A partir daí começa a escrever Cordéis com contos desta e de outras vidas.

- Nesta época ingressa-se na CAFELMA-Caravana da Fraternidade Espírita Leopoldo Machado e inicia sua produção poética e dramática. Conhece na CAFELMA o poeta José Brasil que o inspira a dedicar-se a poesia;

1982 

- Torna-se Espírita ao conhecer o Grupo de Jovem da Federação Espírita Paraibana. Artista, dramaturgo e músico, se dedica a fomentar a Arte Espírita. Ali conhece Marco Lima, jovem músico, com quem passa a ter uma grande amizade e parceria musical que vai durar a vida toda. Com Marco compõe sua CIRANDA DA PAZ entre outras músicas;

1980 

- Faz vestibular, mas não é aprovado, porém continua estudando para o próximo;

- Começa a trabalhar no BANORTE Banco Nacional do Norte;

- Se engaja ao Grupo de Teatro amador MUEIC no Teatro Santa Rosa em João Pessoa. Ali escreve algumas peças de dramaturgia e atua em vários outros espetáculos;

1979 

- Vai morar na capital do estado da Paraíba e concluir seus estudos do segundo grau no Colégio Lyceu Paraibano. Ali participa do Grupo de Danças Folclóricas, cuja regente era Dona Dinalva, canta no Coral do Lyceu Paraibano e participa do Grupo de Teatro do Colégio;


1976 

- Por não ser oferecido o curso científico completo, na sua cidade, transfere-se para o Colégio Padre Diniz, na sua cidade para fazer o segundo grau ou científico, como era chamado, lá passa a ser instrutor da Banda Marcial tocando Clarim, mas somente oferecem o estudo até o segundo ano, precisando sair da cidade para terminar o segundo grau;

1971 

- Vai cursar a quinta série no Ginasio Diocesano Dom João da Mata e, no mesmo ano, entra para a Banda Filarmonica Dom João da Mata, cujos maestros eram Sargento Severino Ferreira e Bebé de Natércio, daquela instituição tocando trompa, mais tarde se inicia no trompete. Em casa colecionava Gibis e lia especialmente poesia. E decorava versos para declamar na escola;

1970 

- Desde muito criança sua paixão eram os poemas, escreve seu primeiro poema, um decassílabo com estrofes de quatro versos e com quatro estrofes;

1966 

- Inicia seus estudos do curso fundamental nas Escolas Reunidas do Retiro;


1961 

- Merlânio, não caiu do Céu por descuido. Deus lhe deu a honra de chegar no Sertão nordestino. Nasce sem parteira a sós com sua mãe Helena, na cidade de Itaporanga, antiga Nossa Senhora de Misericórdia, naquela Paraíba pequenina. Família pobre e simples. Seu Pai Natércio Maia Barbosa, homem do campo, poeta declamador, brilhante por seus causos vividos e contados. Um homem forte - quase uma personagem de ficção - aventureiro, amansador de burro brabo e exímio atirador, muito respeitado naquelas terras onde o bem virá. Sua mãe, Margarida Helena Barbosa, uma santa em todas as santificações, artista, mulher sem medo, cantora privativa da família, mas afinadíssima. 

Otimista por natureza no seu "amanhã vai ser melhor"  sempre tinha solução para tudo e contadeira de histórias sem igual, além de cantadeira das cantigas dos tempos dos escravos.

 

Nenhum comentário: