segunda-feira, 20 de maio de 2013

OS TRÊS CRIVOS DE SÓCRATES



OS TRÊS CRIVOS DE SÓCRATES
Merlânio Maia

Sócrates, grande filósofo
Famoso na Grécia Antiga
Não alimentava intriga
Tinha o pensamento audaz
Foi criador da maiêutica
Foi o mestre de Platão
Fez da ética a produção
Da consciência de paz

Um dia um ateniense
Veio ao mestre procurar:
- Sócrates, vim lhe contar
Sobre Aristeu, o nativo.
E o filósofo pergunta:
- Antes quero me informar
Se o que vais me contar
Foi passado nos três crivos.

- Três crivos, o que é isso?
Pergunta o grego espantado.
- Crivos do homem ajustado
Sócrates diz ao sujeito
- O primeiro é o da verdade
O que estás a me contar
Pudesses presenciar?
- Não! Eu soube de outro jeito!

Diante dessa resposta
Sócrates fala inconsútil
- E o que me dirás é útil?
E o outro diz: - Não é não!
- Então me diga, diz Sócrates,
O que me dirás é bom?
E o cabra mudando o tom
Confessa: - É sem razão!

Então o grande filósofo
Assevera a caminhar
- É melhor não me contar
Pois pra mim não há motivos
Não me contes se o que tens
Não se sustenta em Verdade
Em Bondade e Utilidade
Pois não passou nos três crivos

 E assim o grande filósofo
Demonstrou sabedoria
E a partir desse dia
Deixou em ética o outro rico
Mostrando que o mal que grassa
E destrói toda amizade
E espalha toda maldade
É o que chamamos: FUXICO!

Nenhum comentário: