domingo, 29 de junho de 2025

O POETA CORDELISTA MERLANIO MAIA É RECONHECIDO COM O PRÊMIO PATRIMÔNIO VIVO DO GOVERNO DA PARAÍBA

 


O poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, o Sr. cordel, é reconhecido com o Prêmio Patrimônio Vivo de Cultura do Estado da Paraíba.

O Prêmio Patrimônio Vivo configura-se como uma ação de incentivo ao setor cultural fundamentado no inciso III do art. 5º e nos artigos 7º e 12 da Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com ênfase no reconhecimento das trajetórias de mestres e mestras das culturas populares e tradicionais que demonstrem e comprovem contribuição ao desenvolvimento artístico, estético, social e cultural da Paraíba. 

Merlanio Maia que desde os anos 80 vem conduzindo a Literatura de Cordel em Shows, Palestras e Oficinas de formação de novos Cordelistas. Hoje o poeta já publicou 17 livros e mais de 100 Cordéis de histórias fantásticas, cordéis biográficos, cordéis para a criança e cordéis educativos.














 


sábado, 14 de junho de 2025

LEANDRO GOMES DE BARROS O REI DA POESIA POPULAR DO BRASIL

  


Leandro Gomes de Barros, que segundo Carlos Drummond de Andrade é o Rei da Poesia do Brasil, tem sua fisionomia desenhada por IA, trazendo de volta a realidade da sua efígie de Rei.

Leandro, escreveu mais de mil Cordéis, que ele chamava de Livros, contando histórias de todos os cantos e encantos. Fez Cordel religioso, satírico, para crianças, fez Romances, noticiou fatos da época, precedendo os jornalistas, assim criou mais de MIL CORDÉIS. Incrivel, num é?

O pesquisador Marcos Haurélio informa no seu excelente livro Literatura de Cordel que estima-se que a obra de Leandro já se vendeu do século XIV até os dias atuais mais de trinta e oito milhões de unidades. Um verdadeiro fenômeno literário.

O poeta que nasceu em Pombal na paraíba em 19 de novembro de 1865 e morreu em Jaboatão-PE em 04 de março de 1918, produziu sua obra em poucos anos de existência.

E agora temos sua imagem colorida por IA atualizada para os tempos futuros.

Essa é a homenagem que o poeta cordelista paraibano Merlanio Maia, Sr.Cordel, deixa para que todos o vejam mais de perto.

VIVA LEANDRO GOMES DE BARROS!

sexta-feira, 13 de junho de 2025

POETA MERLANIO MAIA PUBLICA NOVOS CORDÉIS

 


O poeta Merlanio Maia, o Sr.Cordel, publica novos Cordéis aumentando seu plantel de Cultura Popular.

O poeta que é Mestre em Cultura Popular, pesquisador, palestrante e oficineiro da Literatura de Cordel, tem levado a FLICORDEL - FEIRA LITERÁRIA DE CORDEL por todos os lugares. E em breve a FLICORDEL estará no Tambiá Shopping em João Pessoa.








sábado, 7 de junho de 2025

POETA MERLANIO SR.CORDEL NO SARAU PALAVRA SOLTA

 

POETA MERLANIO SR.CORDEL NO SARAU PALAVRA SOLTA

 

O poeta Merlanio Sr.Cordel esteve nesta Quinta-feira (5) no 27º SARAU PALAVRA SOLTA, promovido pelo poeta Quelino Sousa.

Ali se apresentaram poetas como Zezita Matos, Thiago Alves, Melchior Sezefredo, Ana Paula Cavalcanti, Salvador Cancão e muitos outros em quase três horas de poesia e canção.

Merlanio trouxe os clássicos dele e de Chico Pedrosa e encantou o público do local.

Esperamos que tenha mais evento deste porte para levar nossa poesia à frente.

E VIVA A POESIA!