quarta-feira, 25 de abril de 2018

JORNAL A UNIÃO Show ‘Cordel Vivo’ reúne cantoria, poesia popular e viola nesta quinta


Show ‘Cordel Vivo’ reúne cantoria, poesia popular e viola nesta quinta

Divulgação

Reconhecidos na cena cultural paraibana, Cristiano Oliveira e Merlânio Maia executam o show desde o ano passado

Jamarrí Nogueira
O poeta, cantor e cordelista Merlânio Maia e o violeiro Cristiano Oliveira formam um ‘casal perfeito’. Um completa o outro. O outro completa um. E no palco é um zum-zum-zum com cultura de todo jeito. O show ‘Cordel Vivo’ é mix de sarau com arrasta-pé. Tem música e tem poesia; põe o Nordeste em primazia, nesta quinta-feira (19), às 20h, na Budega Arte e Café.

A tentativa de rima no parágrafo acima pode não ter agradado. E se você quiser escutar poesia de verdade e música de qualidade, acredite, não pode perder o show ‘Cordel Vivo’, nesta quinta-feira, na Budega Arte Café, nos Bancários, em João Pessoa. Copiando Merlânio, afirmo: você não pode perder esse show, ‘meuzamô’. Entrada é gratuita (mas artistas passam o chapéu).

“Tem o instrumental e o recitativo. Uma coisa completando a outra”, disse o violeiro Cristiano Oliveira, sendo complementado por Melânio: “São dois solos que se completam”. A dupla dinâmica contou que pretende levar o espetáculo para Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Dia 26 de maio deste ano, o ‘Cordel Vivo’ estará na Feirinha de Tambaú, na capital.

O show autoral também tem momentos de homenagens. Assim, Merlânio e Cristiano incluíram um xote de Jackson do Pandeiro (‘Nem vem que não tem’) e também a execução instrumental de um dos sucessos do também paraibano Geraldo Vandré: ‘Fica mal com Deus’. O repertório também contará com músicas incidentais de Rolando Boldrin, Luiz Gonzaga e Hermeto Pascoal.

Dupla dinâmica

Merlânio Maia é poeta e compositor com 12 livros editados, oito CDs e muitos Shows pelo Brasil. Recentemente, esteve em Portugal levando seus cordéis. Lá, realizou oito apresentações do show ‘Cordel Vivo’.

Cristiano Oliveira é músico. Desde 1998, dedica-se à viola de dez cordas. Foi fundador do Grupo As Parêa e já tocou com grandes artistas paraibanos, como de Cátia de França, Adeildo Vieira e Glaucia Lima.

Merlânio e Cristiano estão em parceria desde 9 de novembro do ano passado, quando estrearam o show ‘Cordel vivo - O Poeta e o Violeiro’, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

FONTE: http://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/show-2018cordel-vivo2019-reune-cantoria-poesia-popular-e-viola-nesta-5a-feira

Nenhum comentário: