domingo, 19 de janeiro de 2014

MERLÂNIO MAIA NA QUINTA DE FORRÓ NA CAIXA

Meu povo,

Já divulguei por aqui algumas vezes o evento que criamos em minha terrinha, João Pessoa, né? O Quinta de Forró na CAIXA.

O seguinte é esse: A identidade cultural da Paraíba é o Forró, o Baião, o Côco, a Ciranda, o Xaxado, o Rojão e até o Arrasta pé, ou as marchinhas de São João.

A história é longa e em outro momento conto para vocês, mas estas músicas fazem a nossa Identidade Cultural. E é uma música linda, alegre com uma dança muito bem marcada e cheia de beleza estética.

Mas o diabo, é que mesmo sendo tudo isto, fomos deseducados e aculturados e perdemos a motivação de valorizar coisas nossas. Triste, não? A autoestima foi destruída aos pouco com o universo televisivo  que a caricaturou de tal forma que o povo passou a desinteressar e a achar mais bonito qualquer coisa que não fosse o Forró. Além  da inércia de alguns gestores públicos, em relação a investimentos na área da Identidade Cultural de seu povo. Tudo isto, deformou nossa cultura e, aos poucos estamos perdendo espaços até para o funk americano.

Então nos reunimos e demos um grito de independência do Forró! Fomos às ruas, fomos à câmara municipal e hoje no Forró já é PATRIMÔNIO CULTURAL de João Pessoa. É Lei! Lei 12.356 de 12 de Fevereiro de 2012, sancionada pelo prefeito Luciano Agra.

Mas ainda não tínhamos um espeço decente para o Forró! E aí nós, os forrozeiros de plantão buscamos parcerias e conseguimos com a APCEF - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Ali tem um espaço lindo, muito bem conservado, com restaurante e espaço para dançar e curtir nossa música de raiz.

Começamos 2014 com o Quinta de Forró na Caixa e está começando a fazer sucesso!

Convidamos você para se desestressar e curtir a mais bela música que há - a música regional nordestina!








Nenhum comentário: