segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

SUCESSO DO ARTISTA ESPÍRITA




SUCESSO DO ARTISTA ESPÍRITA
Por Merlanio Maia

O SUCESSO é algo que todo artista do mundo almeja e, por ele, é capaz de qualquer sacrifício. Buscar morar em cidades grandes, fazer concessões, se submeter a muitas humilhações, fazer coisas, que jamais faria se não sonhasse com o objetivo colimado que é o seu sucesso.

         Poderíamos contar histórias de artistas que se submeteram a muitas coisas para ter um espaço de mostrar seu trabalho.

         E o mundo tem se especializado em submeter os calouros da arte aos abusos e a exploração de forma dolorosa. Dizem, segundo alguns que conheço, que por seu sonho é capaz de se submeter a tudo. E fazem de tudo mesmo.

         A indústria da música faz dos artistas, dos nossos dias, produtos descartáveis e, por mais que acreditem nos seus sonhos, os veem destroçados. Quando conseguem um espaço, são impedidos de fazer a sua arte, mas somente aquele produto que venda e seja eleito pela mídia, viciada e doente, como bem mostrou Zigmund Bauman, nos seus conceitos de sociedade líquida. Sociedade de consumo descartável e sem nenhuma solidez.

Nesse mundo do sucesso, há vários programas de descoberta de talento nas grandes mídias populares e encontramos artistas talentosíssimos vendendo sua alma para um tipo de arte que não é o seu sonho nem o seu perfil.

É doloroso ter seu talento e seu sonho violentado pelo mercado do capital e da publicidade sem nenhuma ética, nem respeito ao artista.

É triste mesmo, mas é assim que o mundo vê e compra a arte, pois somente faz sucesso as mais escrachadas e vis.

Com o advento da internet, das redes sociais é fácil de perceber isto. Em um país de diversidade infinita como o Brasil, poucos recebem muitas curtidas e muitos recebem nada. Era para se premiar todos os tipos de arte, já que somos muito diversos, mas não é verdade.

É assim que roda a roda e que gira a gira!

Ainda vemos alguns artistas espíritas rondando este universo fantasioso e ilusório buscando um tipo de sucesso que o mundo oferece, sem imaginar que tem que vender a sua arte ao diabo, conforme a indústria manda.

Esquecendo que o conceito de sucesso sob a ótica espírita é outro completamente diverso do que falamos acima.

Sucesso da Arte Espírita é levar os conceitos espíritas, como: Amor sem fronteiras; do Perdão absoluto; da construção de uma consciência de Paz; da Espiritualização das pessoas; da aceitação do próximo como ele é, nos moldes da parábola do Bom Samaritano; da compaixão pelo caído do caminho e da benevolência e gentileza que gera gentileza.

Se elevarmos nossa Arte Espírita a este patamar e, mais ainda, se tocarmos a alma dos que nos assistem, mesmo que seja uma plateia pequenina, alcançamos o real SUCESSO.

Ter esta compreensão que nossa Arte Espírita tem um outro escopo diante de uma sociedade corrompida nos valores da alma, faz do artista espírita um seguidor e discípulo do Mestre dos Mestres e Artista maior que foi Jesus.

Então que a sua plateia seja os enfermos do hospital, às vezes de forma individual, à beira do leito, levando esperança e fé. Derramando ali a música, a poesia e a contação de história para levar alento e esperança; como pode ser nos presídios para homens e mulheres apenados para fazer o reencontro deles com o amor imenso que liberta; pode ser em um Orfanato ou Asilo, levando alegria aonde a tristeza impera; pode ser na Casa Espírita, como na praça e na rua, para mostrar que há quem semeie o Bem nos corações que ali vêm beber a Paz e a Esperança; pode também ser para o mundo espiritual, onde há todos estes que deixaram o corpo para entrar na vida real, muitas vezes ignorando o que os espera. Isto sim, é Sucesso em nós!

Jesus foi um poeta e músico, um ator e dramaturgo, um pintor da vida e um escultor da alma humana. Quando caminhava parecia um dançarino que volitava e, conforme fez sobre as águas e silenciou a tempestade, assombrando com sua performance de poder sobre a natureza, mostrou outro caminho, que não o do mundo.

Sua plateia verdadeira era de apenas doze pessoas, mas que mudariam o mundo sem se corromper, muito embora enfrentassem a morte como premiação suprema da verdade que carregavam.

Fazer sucesso é manter a ética do Evangelho na sua forma de agir e de levar a Arte Divina pela própria concepção trazida pelo Mestre.

Sucesso para o Artista Espírita deve ser usar seu instrumento do Bem para o Bem e pelo Bem.

Nenhum comentário: