segunda-feira, 12 de novembro de 2018

MAIORIA E O BOM SENSO

por Merlânio Maia

O candidato eleito no Brasil, afirmou encolerizado em um dos seus vídeos de campanha, que vai governar para as maiorias e que as minorias que se adaptem.

Quanta tolice! O filósofo dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues, dizia com propriedade que toda unanimidade é burra. E é! Quando a maioria grita, perde o raciocínio e os prejuízos são imensos.

É preciso alguém use o bom senso e não deixe que a manada caia no abismo. Nunca foi tão urgente o uso do bom senso.

A História está cheia de exemplos deste tipo.

A maioria alemã estava com Hitler e por falta de alguém que usasse a razão, caíram no imenso abismo, e até hoje, amargam o triste Holocausto.

A escravidão era legal no Brasil, aceita pela maioria e até hoje amargamos a segregação da cor e somos um dos países mais preconceituosos do planeta.

A maioria mandou Jesus para a cruz.

A maioria já fez duas grandes guerras mundiais.

Em nome da maioria já se deflagrou guerras estúpidas, levando à morte milhões de inocentes; nesse mesmo sentido se criou leis e se fez cruzadas santas para matar, roubar e vilipendiar povos e nações no mundo inteiro e, pasmem, usando o nome do Príncipe da Paz, Jesus de Nazaré.

Então sigamos o norte da Paz absoluta. E dentro e fora do país, esta Paz seja o norte de um novo tempo.

Que possamos fazer um planeta irmão, onde todos sejamos complementos uns dos outros e a maioria e a minoria possam dar as mãos para pensar e fazer.

Onde aquilo que nos sobra seja compartilhado com quem não tem de forma justa e ilimitada.

Que nossa bandeira seja a Liberdade, Igualdade, Fraternidade, mas sem esquecer de incluir a DIGNIDADE e a HUMANIDADE para com todos!
Merlanio Maia

Nenhum comentário: