segunda-feira, 4 de maio de 2015

OS GONZAGAS E AS AGRURAS DO ARTISTA PARAIBANO

OS GONZAGAS E AS AGRURAS DO ARTISTA PARAIBANO
por Merlânio Maia

Parabéns, a Os Gonzagas, pois vocês chegaram até a Globo, que ainda é uma vitrine importante e vocês foram com a nossa cultura rica, pujante, forte e bela!

Isto também nos felicita, pois é mais um grupo que consegue superar as agruras que os artistas paraibanos têm que superar todos os dias.

Agruras sim, meus amigos e amigas!

A dificuldade de se ser artista na nossa terrinha é imensa.

Para se ter uma ideia, nós conseguimos que o Forró ganhasse uma Lei municipal (Lei 12.356 de 12/02/2012), determinando que ele, o Forró, fosse reconhecido como Identidade Cultural da cidade de João Pessoa em fevereiro de 2012! E depois disso, o silêncio! Nada, nem o poder público sequer deu visibilidade a isto.

Como sempre, continuamos no esquecimento! Ostracismo puro!

Quando um grupo como Os Gonzagas, ou Lucy Alves, se sobressaem por merecimento próprio, pois precisa-se investir tempo, grana, suor e lágrimas, todos aplaudem! Se enchem de orgulho e terão assunto para alguns dias, mas continuarão sem o devido amor à sua cultura e sem fazer nenhum esforço para que outros grupos e artistas cresçam.

Todos os dias há artistas e grupos na luta, buscando o apoio do poder público e, especialmente da população, a fim de mostrar seu trabalho e galgar degraus para a sobrevivência da arte e na arte.

O poder público, este é uma dificuldade! O que fazem por seus artistas? Nada!

Nos países de primeiro mundo os artistas são PATRIMÔNIO CULTURAL daquele país e até ganham por isto!

Aqui vemos artistas que estão velhos e morrendo de fome, buscando fazer outra coisa, pois sua arte os matará! Morrerão à míngua!

Nós, artistas, precisamos que nosso povo seja parte da nossa arte! Que vão aos nossos Shows, comprem nossos CDs e escutem e cantem nossas músicas e poemas! Sintam-se parte desta cultura arretada que nos engrandece e nos dá nome! Isto é que precisamos!

Os Gonzagas suaram, sofreram e choraram, galgando palmo a palmo este espaço! Merecimento que aplaudimos e nos felicitamos por ter um grupo popular que soube conquistar este espaço! Sua dificuldade foi grande!

Mas poderíamos ter vários grupos e vários artistas, produzindo, encantando, levando nossa cultura pra dentro e pra fora do estado, como fazem os pernambucanos e os gaúchos com a paixão gigante por sua cultura.
 
Sei que minhas palavras de desabafo servirão de reflexão para uns poucos, pois a maioria esperará por outro artista que suba ao palco da Globo, sem que tenha feito absolutamente nada para ter assunto no seu dia!

Nenhum comentário: