terça-feira, 28 de outubro de 2014

A CULPA FOI DO NORDESTE SIM SINHÔ!!!


A CULPA FOI DO NORDESTE SIM SINHÔ!!!
Por Merlânio Maia

Para aqueles que não sabem, eu sou nordestino! Não escolhi nascer aqui, Deus foi quem me deu a honra de nascer num lugar recheado de arte e de artistas, de uma natureza tão bela que é apaixonante e de um povo afetuoso, feliz e forte, como reconheceu Euclides da Cunha.

Sou artista popular e minha arte é forte, bela e pulsante por que é o Nordeste!

Nesta terra maravilhosa ainda há um quantum de pobreza. Pobreza que já foi miséria, porém não foi ao acaso, esta miséria foi construída pelos governantes sulistas e sudestinos de direita, propositadamente. Já que era na miséria vil, o seu trunfo importante, para gerar mão de obra escrava, baratíssima, além do voto de cabresto, que os elegia sempre!

Tanto é verdade que São Paulo e Brasilia foram construídas por esta mão de obra, senão seria impossível construí-las, já que o custo as tornaria inviáveis!

Agora é que os bolsões de miséria estão sendo destruídos por políticas de inclusão social, deste governo de Lula/Dilma, inclusão esta que era uma dívida muito antiga do país para com os nordestinos!

Então traduz uma verdade inconteste e um orgulho cabra da peste dizer que os nordestinos foram a força poderosa que votou contra a histórica força escravizadora!

E nos sentimos honrados quando vem o grito de desespero da direita estúpida: "A CULPA DA NOSSA DERROTA FOI DO NORDESTE!"

E eu digo com o orgulho da minha alma: FOI SIM SINHÔ!

Foi sim, porque foi um grito de liberdade dos excluídos, dos empobrecidos, dos sacrificados, dos escravizados pela política vampirizadora de uma direita cruel, que retirou dessa gente todas as possibilidades de trabalhar e ser pago, dignamente, pelo seu trabalho; de poder estudar e ser avaliado pelo mérito do seu estudo; de poder viver sem ver seus irmãos e filhos morrerem de fome. Por isto nos sentimos honrados em ter sido o nosso voto rebelde, que mudou o rumo dos que somente pensam em si mesmos!

E com o nosso voto, o Brasil se mantém no rumo da inclusão social, do enriquecimento do Nordeste e no real crescimento desta Soberana Nação que é o Brasil! Brasil de todos nós, não apenas de uma parcela arrogante e odienta!

E para concluir ainda aviso que não aceito no rol de amigos do Facebook pessoas que tem vergonha de ser nordestina, gente que vomita impropérios aos corações valentes do nordeste, pois foram estes que se rebelaram com coragem e independência! Bloquearei o perfil de todos e de cada um que faltar com o respeito ao povo nordestino!

A gente do Nordeste é corajosa, valente, forte, mas também é afetuosa, gentil, feliz, acolhedora e brasileira apaixonada! Se não nos conhece, nos trate como nós tratamos a sua gente e seremos felizes para sempre!

sábado, 25 de outubro de 2014

UM POEMA PARA DILMA



UM POEMA PARA DILMA
Merlânio Maia

Eis uma mulher valente,
Corajosa, impetuosa
Que como toda mulher
Merece o maior respeito
E esta merece mais
Por pensar o seu país
No sacrifício de sangue
E na tortura infeliz

Esta mulher é uma força
Que enfrenta o poder mais forte
O poder que estabelece
Destino de vida e morte

Da morte que a fome mata
Da morte que mata a fome

E mesmo ao câncer voraz
Esta mulher enfrentou
O enfrentou e o venceu
Como ao seu torturador
Foi mais um! Disse pra si
E se riu quando passou

Tropeça pelas palavras
Palavras de doce avó
E se encanta com os encantos
Porque nunca está só

E os velhos nela acreditam
E os jovens nela creditam
Na sua presença sã
Que aponta tantos caminhos
De esperanças sem espinhos
Que faz real o amanhã

E ante as trevas ela é luz
Que espalha luas e estrelas
E faz a vida mais viva
E nossas vidas mais belas

E enfrenta o dragão feroz
Do interesse malsão
E enfrenta a hiena louca
Da ganância, e faz clarão
E mata a fome do povo
A fome que matou João,
Matou Zé e Severino,
Matou também meu irmão

A morte que a fome mata
A morte que mata a fome

E é ela uma mulher
Que tem Dilma no seu nome
É ela o fio de esperança
É nela que a fome some

É Dilma, Dilma Roussef
É a mais forte esperança
É um dos nomes do Amor
É nome de mais mudança
É Dilma, Dilma Roussef
Dilma de Paz e Bonança

Dilma nossa presidenta
A Dilma vitoriosa
Do câncer e da tortura
Do Planalto poderosa
É a mulher brasileira
Forte como o diamante
Delicada como a rosa

Dilma é nome de esperança
Dilma mulher de ação
Dilma à frente dos Brasis
Dilma em cada coração
Dilma Coração Valente
Dilma é libertação
Dilma é o Brasil liberto
Dilma é o nome mais certo
Dilma é a mais linda canção!!!

(Merlânio Maia)


Merlanio Poeta - de Poesia em Poesia

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aumento da desigualdade nos EUA preocupa presidente do Fed

Janet Yellen: "a extensão do avanço constante da desigualdade nos EUA me preocupa muito"

Por Virginie Montet, da AFP

Washington - A presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, disse, nesta sexta-feira, estar "muito preocupada" com o aumento constante das desigualdades nos EUA, que são as maiores desde o começo do século passado.

"A extensão do avanço constante da desigualdade nos EUA me preocupa muito", disse a titular do Fed (o Banco Central americano) em discurso pronunciado em uma conferência sobre economia realizada em Boston nesta sexta-feira.

"Acho que é tempo de se perguntar se isso é compatível com os valores de igualdade de oportunidades que estão arraigados na história da nossa sociedade", acrescentou.

Não é a primeira vez que Yellen se refere ao aspecto social da lenta recuperação da economia dos Estados Unidos. Seu primeiro grande discurso como presidente do Fed no início do ano foi intitulado de "A dolorosa e lenta reativação para os trabalhadores americanos".

No Fed, Yellen faz parte do grupo de dirigentes que se preocupa mais com o desemprego do que com a inflação.

"As desigualdades voltaram a se aprofundar durante a reativação econômica, enquanto que o mercado financeiro se recuperou. O crescimento dos salários (...) foi frágil, e a alta dos preços dos imóveis dificulta a recuperação do patrimônio perdido por boa parte das famílias durante a crise", disse Yellen.

A importância da educação

Segundo Yellen, a desigualdade de renda e de patrimônio nos Estados Unidos "quase atingiu o pico do século passado".

A recessão se estendeu de 2008 até junho de 2009 nos EUA, após o estouro da bolha imobiliária, em um contexto em que os preços dos imóveis registravam aumento dos preços. Desde então, verifica-se uma lenta e modesta recuperação.

Citando dados do Fed, Yellen lembrou que a renda dos 5% mais ricos cresceu 38% entre 1989 e 2013. Em comparação, a renda de 95% das famílias aumentou somente 10%.

"A distribuição de riqueza é ainda mais desigual do que a de renda", completou. "Os 5% mais ricos possuíam 54% de toda a riqueza em 1989, e esse percentual subiu para 63% em 2013", concluiu.

No ano passado, 50% das famílias com menos renda possuíam apenas 1% da riqueza.

De acordo com a presidente do Fed, 5% dos mais ricos têm dois terços dos ativos financeiros, como ações, títulos do Tesouro americano, ou similares.

Yellen destacou a importância da educação para melhorar esse quadro e denunciou o financiamento problemático desse setor no país. Assim como outros funcionários no ramo econômico, Yellen demonstrou recentemente sua preocupação com o endividamento dos jovens para custear seus estudos.

A dívida desse grupo nos EUA quadruplicou em dez anos e supera US$ 1 trilhão.

FONTE: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/aumento-da-desigualdade-nos-eua-preocupa-presidente-do-fed

Aos meus amigos que votarão em Aécio

Meu povo,

Estou postando um artigo muito bom, pois sei que vocês merecem o melhor. Retirei do Blog da Milly, sem autorização expressa da dona, mas não poderia deixar de postar tão importante reflexão em dias cruciais para o nosso país.

Segue com um xêro cafungado!

MM




Aos meus amigos que votarão em Aécio

Recentemente encuquei com a quantidade de pessoas que julgo inteligentes e que estão declarando voto-protesto em Aécio “para mudar tudo isso aí”. Sempre que alguém me diz que “do jeito que as coisas estão não dá mais” me pergunto se essa pessoa nasceu e cresceu na Dinamarca e chegou no Brasil há alguns anos apenas. O que não dá mais exatamente? As coisas não estão ótimas, mas já foram imperialmente mais grotescas. Talvez tudo esteja melhor com exceção do trânsito nas capitais – e vamos combinar que trânsito na capital não é a rigor um problema do Governo Federal.
“Ah, mas a corrupção está insustentável”.
Como assim, meu amigo? A corrupção é esporte nacional desde que o tal Dom João aportou por aqui. Pode não ter melhorado, mas agora está aí para ser julgada e condenada, como de fato está sendo.
“O PT quer instalar a ditadura”, já escutei gente que sei que é do bem dizer.
Mas então me expliquem que tipo de ditadura demora 13 anos para ser instalada? E que ditadura mantém poderes independentes e uma Polícia Federal que investiga o pessoal da situação? Que ditadura manda para a cadeia alguns de seus líderes mais influentes? Que ditadura permite ser chamada de ditadura sem mandar prender quem falou isso?
Encucada, comecei a refletir sobre essas coisas. Raramente minhas reflexões acabam em lugares produtivos, mas, por dever moral, compartilho aqui o que meus dois neurônios concluíram.
A sensação de insatisfação é mundial. Recentemente, a Europa teve que escolher o novo Parlamento, votado pela população dos países da comunidade Europeia, e duas correntes saíram vitoriosas da eleição: as de extrema direita e as socialistas. Me parece um recado claro de que todos querem mudança.
Mas mudança do que? O que está pegando?
O que está pegando é a desigualdade social e o desemprego. O Brasil não vai mal em nenhum dos dois (desigualdade e desemprego diminuiram), mas a onda da mudança chegou aqui também.
Todos nós sabemos que um pouco de desigualdade faz parte do jogo, mas a desigualdade que vemos hoje é alarmante e dilacerante. E, com a quebradeira de 2008 e os altos níveis de desemprego na Europa e nos Estados Unidos, é natural – embora abominável – que a turma da extrema direita, a turma do nacionalismo, a turma do “volta pra casa imigrante de merda porque é por sua causa que estamos nessa situação” se agigante e saia elegendo seus representantes. A explicação para a catastófica situação de hoje não é, claro, o imigrante, mas situações limite tendem a tirar o pior ou o melhor do ser-humano; e no caso da extrema direita é sempre o pior.
Mas o que levou a economia mundial a esse ponto?
Vamos analisar o caso americano, o berço do neo-liberalismo, esse sistema tão idolatrado pelos psdbistas, e onde hoje quatrocentas pessoas têm mais dinheiro do que a riqueza de metade da população somada. Os parágrafos a seguir estão mais no estilo “economia para idiotas” (o meu caso precisamente), mas sigam comigo porque eu prometo levá-los até que completemos um círculo inteiro.
Setenta porcento da economia americana está no consumo, e quem sustenta o consumo de qualquer economia é sempre a classe média. Se a classe média para de consumir, a economia para de crescer. O salário de um trabalhador comum nos Estados Unidos não cresce desde os anos 70. Não cresce significa que o poder real de compra do salário não muda há 40 anos. Está estagnado há quase quatro décadas. E estagnado nem é a palavra correta. O trabalhador comum ganha menos hoje do que ganhava em 1970.
Em compensação, a produtividade só cresceu, e só faz crescer até hoje. Então: se o salário é o que o patrão dá ao trabalhador, e se produtividade é o que o trabalhador dá ao patrão a gente consegue entender onde foi parar essa diferença. É um gráfico simples que até eu entendo. Mais produtividade, mais lucro. Mais lucro sem aumentar o salário do trabalhador significa acúmulo de dinheiro nas mãos apenas daqueles que controlam os meios de produção (perdoem se aqui o discurso soa marxista, sei que isso assusta alguns, mas prometo não arrepiá-los pedindo que se instale o comunismo).
E o que o patrão fez com esse dinheiro acumulado? Em vez de devolver ao mercado, ele guardou. Guardou em ações, em capital especulativo — no mercado de capital enfim. É um dinheiro que não cria utilidade social, o que seria aceitável numa sociedade de iguais, e não é esse o caso. Em 1970 a diferença entre o que ganhava um trabalhador comum e o que ganhava o dono do negócio era de 40 vezes. Hoje essa diferença chega a ser 400 vezes maior. Não precisamos de muito mais para entender o tamanho da desigualdade.
No mesmo período, fortificou-se a ideia de que taxar o patrão não é um bom negócio porque ele é o cara que cria empregos e, afinal, precisamos de empregos. Então, impostos sobre os ricos só caíram. Um trabalhador comum nos Estados Unidos hoje paga em torno de 30% de impostos. Warren Buffet, uma das maiores fortunas do mundo, paga 11%.
(Pausa para que façamos a digestão).
Naturalmente até meus dois neurônios entendem que não é o empresário que cria emprego. Quem cria emprego é o consumidor. O empresário não acorda de bom humor numa sexta-feira ensolarada e diz: “Que dia lindo! Vou criar vinte empregos hoje!” Ele, aliás, de uma forma geral só cria emprego em caso de última necessidade, e de não poder mais sobrecarregar o funcionário com tarefas extras porque o cidadão está esgotado. Se alguém auto-denomina “criador de empregos” ele está apenas fazendo uma declaração de poder e de status, nada além disso.
O centro do universo econômico é o consumidor e não o empresário como gosta de pensar o neo-liberal. E toda a história de prosperidade econômica de uma comunidade é uma história de investimento social. Investimento nas classes mais baixas, e em coisas básicas como educação – gratuita e de qualidade. Se querem um exemplo de investimento social fiquemos com a Coreia do Sul porque assim poupo vocês de falar de Cuba e não perco leitores.
Aqueles que insistem com o discurso da divindade do livre mercado ainda não se deram conta de que livre mercado nunca existiu porque o governo, qualquer governo, sempre regulou mercados. O problema americano é que, desde o neoliberalíssimo Ronald Reagan, os mercados passaram a ser regulados de forma a atender os interesses dos muito ricos apenas. Uma regulação mão-leve, vista-grossa, uma regulação que protege o opressor e não o oprimido.
Outra atitude tomada por Reagan foi o fim dos sindicatos. A economia americana hoje quase não tem sindicatos. E sem eles não há quem lute por reajustes salariais para o trabalhador, por isso a estagnação do poder real de compra do dólar por quarto décadas a despeito de tudo mais continuar a subir – casa, alimentação, saúde etc etc.
O que fez o trabalhador americano tendo que continuar a gastar com casa, alimentação, saúde e educação mas ganhando rigorosamente o mesmo salário por gerações? Se endividou. Gastou no cartão, fez empréstimos e, ainda mais cruel, acumulou empregos, trabalhando muitas vezees em dois ou três. Que custo isso tem para uma sociedade? Para as relações? Para as famílias? Sem dinheiro e tendo que trabalhar por horas sem fim as pessoas não se cuidam, não se relacionam decentemente, não criam filhos decentemente, não se alimentam decentemente. O diabo da economia capitalista é que, no fim, todo esse drama entra na conta como crescimento: médicos, remédios, psicólogos, mortes…
Não é preciso ser um gênio para etender que se a produtividade aumenta, o salário também precisa aumentar. Não apenas porque é legítimo e moral, mas porque se o salário aumenta, o trabalhador compra mais, e se ele compra mais a empresa cria mais empregos, e se a empresa emprega mais e fatura mais, ela paga mais impostos. E se ela paga mais impostos o governo ganha mais e investe mais em social e em educação e a economia cresce. Se em alguma dessas etapas o giro é interrompido para que alguma das partes possa acumular capital, a economia trava e a desigualdade aumenta.
Isso chamamos de neo-liberalismo: o mercado quase sem regulação federal, pouco ou nenhum investimento social, capital acumulado na mão daqueles que controlam os meios de produção.
O modelo neo-liberal, o modelo do PSDB, não prevê investimentos sociais (vamos apenas lembrar que o PT fez o Minha Casa Minha Vida, o Luz Para Todos, o ProUni e ampliou o Bolsa Família que era um programa nanico e anêmico durante os anos FHC), não prevê força sindical, não prevê taxação maior aos ricos, não prevê regulação mais forte do mercado em benefício das classes mais baixas.
O modelo PSDBista é uma cópia do modelo falido americano, e para que saiamos da abstração o melhor exemplo talvez seja a Cantareira e a falta de água em São Paulo. Quando a administração estadual decide não reformar o sistema que grita por melhorias para privilegiar a distribuição de dividendos a acionistas temos, na prática, o neo-liberalismo ferrando o social. Estamos sem água, mas os acionistas estão com seu lucro no bolso.
O modelo PTista, ao investir no social, mudou a cara do Brasil na última década. Fez ascender uma multidão de pessoas ao mercado consumidor, girou a economia, pagou o FMI, deu status ao país lá fora, diminuiu desigualdade, desemprego, tirou o Brasil do mapa mundial da fome, fortaleceu a Petrobrás (Ah, por favor. Sem essa de escândalo de corrupção. Está tudo aí, sendo investigado etc e tal. Veja apenas quanto valia a empresa com FH e quanto vale hoje).
Em outra palavras: você investe no social e nas classes mais baixas, todos ganham. Você investe no empresário, apenas o empresário ganha e a desigualdade aumenta.
Nem é preciso recorrer aos indicadores para que entendamos isso. Com 13 anos de investimentos sociais feitos pelo PT pergunte-se se algum de seus amigos que já eram ricos ficaram menos ricos. Não os meus. Quem era rico ficou ainda mais rico porque se mais gente passa a frequentar o mercado consumidor, se mais gente se educa e vive com um mínimo de decência, os donos dos meios de produção ganham ainda mais. A diferença é que agora o empresário pode viajar de avião ao lado do faxineiro da firma. É um exemplo tosco, mas vale por ser verdadeiro.
Eu sei, ainda estamos muito longe do ideal, mas não se muda 500 anos de tropeços e costumes deploráveis e desvios e sonegações em 12. É preciso mais tempo. É preciso mais investimento social. Mas estamos evoluindo, e uma administração neo-liberal interromperia todo esse processo.
É isso o que estaremos escolhendo no dia 26.
Não se trata de optar entre aqueles que fizeram o Mensalão ou aquele que construiu aeroporto particular com grana pública e empregou parentes em seu governo. Não se trata de escolher entre o “menor dos delitos”, ou em “alternar poder”. Não se trata de escolher entre o azul e o vermelho, entre o bom e o mau, entre o que fala bem e o que fala aos trancos, entre o filhinho de papai e a guerrilheira. Se trata de escolher um modelo de país. De optar entre o investimento no acionista ou o investimento no social. Entre a proteção ao dinheiro do rico ou à dignidade do pobre. É disso que se trata o dia 26.
FONTE: http://blogdamilly.com/2014/10/16/aos-meus-amigos-que-votarao-em-aecio/

terça-feira, 14 de outubro de 2014

NÃO PERMITAS O ÓDIO


NÃO PERMITAS O ÓDIO
Merlânio Maia

Não permitas jamais o ódio em teu ser
Vem viver com o amor, com a alegria,
Sê da Paz e ilumina o teu viver
Faz valer teu poder que contagia

Não te deixes levar, tu tens poder
De fazer a corrente de harmonia
De tocar corações e engrandecer
Renascer cada hora a cada dia

Olha em volta o poder da natureza
A alvorada ao chegar mostra a beleza
Traz o Sol que derrama os raios seus

Tudo brilha e desperto se levanta
Descortinando em ti a vida tanta
Brilha a luz que há em ti, pois és de Deus!

(Merlanio Poeta - de Poesia em Poesia)

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O DIA DO NEGO

Sintonizando com Castro Alves, fizemos este poema para firmar o momento político em que vivemos.
O dia do nego é um poema condoreiro que mostra bem a mudança do Brasil em direção ao seu povo e a construção de um amanhã venturoso.


O DIA DO NEGO
Merlânio Maia

A malta ruge inflamada
Do poder longe, alijada
Delira e na sanha sonha
Ainda mente e conspira
Regurgita o ódio e grita
Mente e se inflama medonha

Inda mantém sua gana
Da onda torpe e tirana
Busca o poder e os lauréis
Ah! Desejo inalcançado
Os favores do reinado
Porém chafurda ao revés

Sãos tristes anões morais
Que em pecados capitais
Outrora foram poder
Agora amargam distância
Daquilo que produz ânsia
Locupletar e sorver

Como os Césares romanos
Perderam seus tristes planos
De reis da corrupção
E travestidos de novos
Intentam lograr os povos
Nas portas da eleição

Mas seu tempo é o passado
Como zumbis sem reinado
Estorcegam-se no mal
Encarcerados no ódio
Igual Mar Morto no sódio
Navegam sem ideal

Chegou o dia do Nego
E o povo não é mais cego
Já vive de alma sã
Busca outro amanhecer
Nega o mal pra o bem nascer
E constrói seu amanhã

E o mal num sonho louco
Grita ao povo seu som rouco
Maquia-se novamente
E o povo ganha a cidade
A cantar a liberdade
Dança a sorrir novamente

Nega-lhe último suspiro
Queima na noite o vampiro
Liberta-se desse mal
Retorna ao canto de novo
Pois que a praça é do povo
E o povo vive o ideal!

Enterra a dor do passado
De um tempo mal assombrado
De fome, tristeza e horror
E constrói sua esperança
Com a verdade e a bonança,
A alegria, a Paz e o Amor!

O DIREITO DE SER COMO SOU


Eu já deixei claro, para quem me conhece e me segue aqui e no Facebook, que vivo o que creio muito intensamente. Faz parte do meu ser a intensidade com que abraço os ideais!

Jamais alguém me verá em cima do muro! Seja na ideologia política, seja na religião, seja na vida!

Mas por ter um lado, um ideal, uma opinião e um partido, não quer dizer que não consiga aceitar, tolerar e amar você que não pensa como eu!

Este é seu direito! E meu dever é respeitá-lo no seu direito! Como é seu dever me respeitar no meu direito!

Mas ainda faço mais, não somente respeito o seu direito, como tolero seu pensamento e amo você como meu semelhante e irmão em humanidade.

Vou falar, cantar e gritar aquilo em que acredito! Mas em nenhum momento irei dizer coisas que possam lhe diminuir, apenas porque você não pensa como eu!

Se em algum momento lhe ofender, pessoalmente, lhe pedirei perdão, logo que perceba que o fiz, pois é minha intenção, lhe aceitar como você é.

E se por acaso você se tornar meu inimigo, saiba que não serei eu a abrir esta trincheira, pois sou espírita e como tal aprendi a não ser inimigo de ninguém e mesmo que os tenha, jamais o serei!

Agora que você me conhece um pouco mais, lhe convido a seguir a caminhada em Paz! Na consciência da Paz conquistada!

Paz pela Paz!

Merlanio Poeta




sábado, 11 de outubro de 2014

Os resultados do Datafolha e do Ibope e o golpismo midiático


Meu povo,

Estou postando um artigo bacana por Renato Rovai, porque é uma síntese deste momento histórico que vai marcar o Brasil e a gestão de forma absolutamente inusitada.

Estamos vivendo momentos decisivos na História do Brasil e não podemo deixar passar. Até para que as gerações futuras possam entender um pouco todas as verdades dos acontecimentos.

Segue o artigo:

----

Os resultados do Datafolha e do Ibope e o golpismo midiático

Por Renato Rovaioutubro 10, 2014 10:05

Não há mais a menor sombra de dúvida de que esta eleição presidencial de 2014 é a mais emocionante e cheia de alternativas desde 1989. Isso se deve não só à queda do avião que levava Eduardo Campos em Santos, como também a erros do governo e a fragilidade da oposição. O eleitorado tem muitas dúvidas sobre que caminho seguir porque seu nível de exigências hoje é maior do que lhe é oferecido. Tanto por um lado, quanto pelo outro.

Marina Silva não durou uma primavera. No final de agosto e começo de setembro já havia gente dando como favas contadas sua vitória. Ela parecia ser a encarnação dos desejos do eleitor. Alguém com história limpa, discurso baseado na esperança de uma mudança ancorado num mundo mais justo e sustentável e descolada da política tradicional. Mas na hora que ela teve de enfrentar as questões do debate real, sobre programa de governo e opções a fazer, a candidata se mostrou frágil. Em uma hora apontava para um lado, na seguinte, para o outro. E, por incrível que pareça, foi num tema polêmico e onde o outro lado é ainda maioria, a questão do casamento igualitário, que Marina perdeu seu glamour. Quando anunciou mudança de posição depois de quatro tuítes do Pastor Malafaia, viu escorrer pelos dedos boa parte do seu capital simbólico. Ali Marina começou a deixar a eleição de 2014.

O quadro começou a se indefinir no final de setembro em relação ao segundo turno e de repente Aécio a ultrapassou nas urnas de forma surpreendente. E já no dia 5 de outubro à noite virou favorito para muitos. Este blogueiro escreveu que ele deveria aparecer à frente nas primeiras pesquisas de segundo turno, mas também disse que mesmo assim Dilma mantinha ligeiro favoritismo.

E as pesquisas confirmaram a hipótese do blogueiro, mas sem a força que alguns esperavam. Havia gente que imaginava que ele apareceria com 10 pontos de frente em relação à candidata do PT. A eleição voltou a ficar indefinida. Mas a mídia que usa concessões públicas para fazer campanha quer desequilibrá-la.

Se o PT e a campanha de Dilma não enfrentarem os meios de comunicação e mirarem apenas no tucano, ele sairá vitorioso. O que a TV Globo fez ontem no Jornal Nacional e o que alguns jornais fizeram hoje, além dos portais durante todo o dia de ontem, é algo vergonhoso. Transformaram a denúncia de um bandido que está falando para tentar se livrar da cadeia em algo absolutamente crível. E vazaram um áudio de um depoimento dado em segredo de justiça que é criptografado para não prejudicar o processo.

Algo absolutamente absurdo e que demonstra como o Estado brasileiro não é aparelhado pelo PT, mas por aqueles que o governaram por 500 anos. Eles têm gente que colabora para os seus interesses em todas as áreas: na justiça, no Ministério Público, na Polícia Federal etc. E os meios de comunicação que deveriam acompanhar esses fatos com um mínimo de responsabilidade, usam essas relações para influenciar na eleição.

Aécio Neves construiu um aeroporto e deu a chave do portão para o titio. A mídia, ao invés de investigar o fato, fez de tudo para lhe livrar da investigação. Aécio foi o patrocinador da candidatura de Zezé Perrela como suplente de Itamar Franco, que já se candidatou ao Senado de Minas doente, tanto que veio falecer logo depois da posse. Um helicóptero da família Perrela é apreendido com 500 quilos de cocaína e o caso é abafado num dos maiores absurdos da história da cobertura da mídia no Brasil.

A cobertura midiática desta eleição não tem sido muito diferente da de outros momentos. Mas a questão é que, como neste segundo turno o jogo está mais embolado e só há 15 dias para ver quem vai se tornar presidente da República, não há espaço para deixar a mídia jogar sozinha.

A guerra está declarada. E em momentos assim, não há opção. Ou o PT e a campanha de Dilma enfrentam as acusações e desmontam a farsa midiática ou a vaca vai para o brejo, como disse outro dia a presidenta.

O resultado das pesquisas neste momento é o de menos. Ao que consta, aliás, na segunda-feira pelos trackings a diferença de Aécio era bem maior. Ou seja, ela caiu. A onda já arrefeceu. O PT tem espaço para ganhar redutos que perdeu na capital e na grande São Paulo. E isso pode vir a ser fatal para as pretensões do tucano.

Mas para ganhar vai ter de quebrar alguns ovos. Denunciar o caráter elitista da campanha tucana, mostrar que o futuro ministro da Economia de Aécio já fala em privatizar bancos e ao mesmo tempo mostrar que a Globo e seus aliados querem voltar a fazer o que sempre fizeram com o povo, enganá-los tratando-o como um bando de trouxas.

Nas manifestações de junho, palavras de ordem contra a Globo foram tão ou mais entoadas do que contra Dilma e o PT. Ou seja, não se pode ter medo de enfrentá-la. Até porque quem declarou guerra foi ela com o Jornal Nacional de ontem.

Fonte: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/10/10/os-resultados-datafolha-e-ibope-e-o-golpismo-midiatico/

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A GRANDEZA DA NOSSA GENTE


Por Merlânio Maia


Essa coisa de preconceito é de um mal caratismo e de um irracionalismo de doer.

Em que uma pessoa é mais que outra, por ter nascido em determinada região ou situação?
Quando uma região deseja sobrepujar a outra, demonstra que teme o desenvolvimento desta e se teme, fará de tudo para manter o status quo de superior, por pura fraqueza moral!

Se teme o desenvolvimento desta, em detrimento da sua hegemonia, deseja manter o atraso da outra sistematicamente, a fim de evitar ser diminuída.

Lutemos contra isto! Melhoremos nossa alto estima, sem no entanto, usar das mesmas idiotices dos que desejam nos reprimir. Quem age com idiotice são os idiotas!

O Nordeste brasileiro é riquíssimo!

Sua natureza, com praias lindas e sítios arqueológicos, pré históricos podem ser fontes de economia milionária de exploração turística;

Sua Arte é a mais rica do continente, seja em artesanato, seja em teatro, música e poesia de uma grandeza e de um ineditismo somente comprovam que somos privilegiados nesse universo artístico;respeitado no mundo inteiro;

Sua gastronomia deliciosa, com sabores e cores divinas e de grande diversidade;

Sua arquitetura, lindíssima do passado e do presente;

Suas festas divinas, invejadas pelo mundo;

Seu povo hospitaleiro e do bem, verdadeiro e da capaz, coisa difícil de encontrar no mundo.

Logo temos todas as características que encantam em todos os sentidos!

Somos únicos! Não somos inferiores a nenhum outro povo! Mas não nos arvoramos de sermos superiores, porque isto é atitude de quem é fraco!

Somente os fracos desejam se impor aos gritos! Quem grita nada tem a mostrar de si mesmo a não ser a falta de humanidade! Somos gente! E gente da mais alta linhagem da humanidade! E viva o Nordeste brasileiro!
(Texto de Merlânio Maia)