domingo, 19 de janeiro de 2014

SAÚDE = Ovo: vilão ou mocinho?

Ovo: vilão ou mocinho?

19.01.2014 - Por Universo Jatoba - 
Ujatoba_ovo
Afinal, o ovo faz bem ou mal à saúde? Você com certeza já ouviu as duas coisas. O leitor Carlos Alberto dos Santos quer saber se é a clara ou a gema do ovo que faz bem para a saúde. O Universo Jatobá foi investigar e hoje traz todas as respostas.
O ovo é fonte de proteínas de boa qualidade, é rico em ferro, selênio, fósforo e vitaminas como a A, as do complexo B e carotenóides. Ele aumenta o índice de colesterol ruim, o LDL, mas, também aumenta o HDL, considerado bom, então, o efeito acaba sendo compensatório. “Além disso, ele possui uma substância chamada fosfolipídeo, que é capaz de interferir na diminuição da formação de trombos advindos do colesterol”, explica Sandra Chemin, coordenada do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo.
Segundo Sandra, “na clara encontramos 3,5% de proteínas e na gema, 2,7%. Entretanto, não se deve ingerir ovo cru, pois além do aspecto microbiológico, as proteínas da clara interferem na digestão de outras proteínas e diminuem também a absorção de ferro e de biotina (vitamina do complexo B). Porém, quando a clara é aquecida, estas propriedades indesejáveis desaparecem”. Ela recomenda o consumo de ovo cozido ou pochê, nunca frito.  “Costuma-se sugerir que seu consumo não ultrapasse 3 vezes por semana, especialmente para pessoas diabéticas ou com colesterol alto no sangue. Um ovo contém 213 mg de colesterol, ou seja, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 mg”, reforça.
Quando o colesterol é medido através do sangue, ele reflete a ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas. Alimentos que tenham esses tipos de gorduras aumentam o colesterol ruim e diminuem o colesterol bom e, com isso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares. O ovo possui pouca gordura saturada e, apesar de ser rico em colesterol, ele não interfere na causa de doenças isquêmicas coronarianas desde que consumido na quantidade adequada.
Quer saber como reduzir o nível de colesterol? Clique aqui e anote uma receita de suco.
O ovo hoje é considerado um mocinho, visto que não aumenta o risco de desenvolver as doenças coronarianas se consumidos com moderação, proporciona a mistura ideal de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não produz, e ainda favorece o crescimento e o reparo de tecidos. “O ovo tem características nutricionais excepcionais, baixo custo e é de boa aceitação. Pode ser considerado como um aliado no ganho de massa magra, pois a proteína possui alguns tipos de aminoácidos muito utilizados em suplemento nutricional para atletas.”, finaliza.
Fonte:http://universojatoba.com.br/ovo-vilao-ou-mocinho/

Nenhum comentário: